terça-feira, 2 de julho de 2013

Corram, está na hora do visto!

Olá meus queridos, como vocês estão?
Hoje eu vim aqui para falar sobre o visto, o tão temido visto. Que na verdade não deve ser tão temido assim, pois não é um processo difícil, é somente trabalhoso. Agora, eles implantaram um novo sistema de visto.
Como é esse novo processo?
Antes, você passava horas e horas dentro do consulado e fora que era uma bagunça. Agora o processo é feito em duas etapas. Eles dividiram em dois dias, então no primeiro dia é o chamado CASV (Centros de Atendimento aos solicitantes visto). Nesse dia você vai em um desses centros, e eles só colhem suas digitais e tiram uma foto sua. Já na segunda etapa, é no consulado principal, e nessa etapa ocorre sua entrevista. O motivo desse novo sistema, é fazer que o processo fique mais rápido.

Documentos
Os documentos que você terá que preencher é:
DS-160: Esse é o basico para todos os tipos de vistos, aquelas mil e uma perguntas que você responde no site (Prepare para rir muito com as perguntas do tipo " Você pretende fazer um atentado terrorista?" (parecido com esse)
Comprovante de entrevista: Esse documento é emitido depois que você marca a sua entrevista e termina o processo anterior. Ela mais como uma confirmação, e eles pedem nas duas etapas. (como esse)
DS-2019 ou I-20: Eu acho que esse é um dos mais importantes. Esse é documento que sua organização americana manda, com todos os seus dados, ele especifica também o tipo de visto que você está solicitando.
Taxas de visto e SEVIS: Quem é que gosta de taxas?  (EU NAO), porém elas são necessárias no processo, e no dia da entrevista você precisa levar o comprovante de ambas, principalmente da SEVIS.

No dia da entrevista:
Nesse dia vale de tudo, tudo que você puder levar que comprove que você tenha raízes no Brasil, e que você irá VOLTAR. (leve até o atestado do cachorro). Os documentos podem ser :
Imposto de renda: Altamente importante, ele tem muito valor, pois ele comprova a renda dos seus pais (ou quem irá financiar você lá)
Carta de custeio: É uma cartinha bem simples que especifica quem está financiando o seu intercambio, é sempre bom autenticar. Aqui tem um modelo, ai vocês só precisam colocar seus dados e levar no cartório.
Vale levar também, holerite, comprovante de residencia, de escola, extrato bancário e a carteira profissional dos seus pais.
O resto é só torcer para que dê tudo certo, e eles aprovem. Mas uma palavra de incentivo (?) é bem difícil eles negarem visto de intercambista, mas não custa nada remediar né gente.

Hoje eu fui no CASV, e foi bem tranquilo, posso dizer para vocês que o que mais demorou foi a fila, porque na hora mesmo demorou estourando 5 minutos, muito tranquilo. Sexta agora eu vou no consulado para a entrevista (quero ver aquela energia positiva), ai eu volto contando aqui como foi.

Se liga nas dicas:
DICA1: Tentem chegar uns 40 minutos antes, porque hoje eu fui atendida antes do horário.
DICA2: Passem a maior segurança que vocês puderem (vale aquela atuação basica).
DICA3: Importante, gente não faça nada que o cônsul poderá entender que você AMA, IDOLATRA, SE MATA pela terrinha do tio sam (mesmo que isso seja verdade), quando ele perguntar as coisas para você, responda com respostas curtas e sem enrolar muito. Fechou??
Quero ver todo mundo com o visto aprovado em!
Muitos pediram para fazer videos e estou cogitando a ideia, porque é zilenios mais fácil de explicar, porem tenho uma vergonha basica, então ainda estou pensando, quem sabe né?
Espero que tenha ajudado vocês, vejo vocês em uma próxima.
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário